O Estádio Olímpico de Roma (em italiano: Stadio Olimpico di Roma) é a principal e maior estrutura esportiva de Roma, localizado no complexo esportivo do Foro Italico, na parte norte da cidade. O estádio, de propriedade do Comitê Olímpico Nacional Italiano(CONI), é destinado principalmente ao futebol - recebe as partidas de AS Roma e SS Lazio, além da final da Coppa Italia - e aoatletismo, mas ocasionalmente hospeda concertos de música e eventos de vários gêneros.1
Em 2012 a seleção italiana de rugby disputou suas partidas mandantes do Seis Nações no Olímpico, haja vista a indisponibilidade do estádio Flamínio.
No curso da sua história foi submetido a três substanciais reestruturações e a uma completa revitalização.
Ao longo do tempo, o Estádio Olímpico sofreu três substanciais mudanças e uma total revitalização.
Na sua primeira forma o estádio (à época chamado Estádio dos Ciprestes) foi projetado e construído no âmbito do mais amplo projeto da Cidade do Esporte chamada Foro Mussolini (renomeada Foro Italico depois da guerra). Os trabalhos começaram em 1928e terminaram em 1937.
Em dezembro de 1950 foram abertos os canteiros para a reconstrução do Estádio Olímpico para adaptá-lo à capacidade de cem mil pessoas (por este motivo Stadio dei Centomila, como era chamado até 1960) com vistas às XVII Olimpíadas.
O estádio foi inaugurado em 17 de maio de 1953 com a partida de futebol entre as seleções nacionais de Itália e Hungria.
Durante as Olimpíadas de 1960 o estádio foi a sede das cerimônias de abertura e encerramento e das competições de atletismo.
Para o Campeonato Mundial de futebol de 1990 o Olímpico foi inteiramente demolido, à exceção da Tribuna Tevere, e reconstruído em cimento armado; as curvas foram aproximadas ao campo em nove metros. As arquibancadas foram integralmente protegidas por uma cobertura branca em estilo árabe e foram colocados assentos de plástico roxo cintilante e dois novos porcos da índia. Ao fim dos trabalhos, a capacidade oficial era superior a 80.000 espectadores. Na Copa do Mundo, o estádio recebeu diversas partidas, como a final entre Alemanha Ocidental e Argentina.
Para hosperdar a final da Liga dos Campeões em 2009, o estádio recebeu alguns reparos. O planejamento começou em 2007 e ano seguinte foram concluídas as revitalizações para atender às normas da UEFA. A reforma deixou a capacidade com os atuais 73.261 lugares.