O Camp Nou (traduzido do catalão, "Campo Novo"1 ) é um estádio de futebol localizado na cidade de Barcelona, na Catalunha, naEspanha. Seu nome oficial era Estadi del Fútbol Club Barcelona até 2000/2001, quando uma votação realizada entre os torcedores oficializou a sua denominação popular, Camp Nou2 . Desde 1998/1999, é um estádio 5 estrelas segundo a União das Federações Europeias de Futebol.
É o terceiro estádio que o Fútbol Club Barcelona possuiu ao longo da história, posterior aos antigos Camp del Carrer Indústria eCamp de les Corts. Por este motivo, na ocasião de sua inauguração, foi apelidado de Camp Nou ("Campo Novo").3 Em termos de capacidade está entre os maiores estádios do mundo.
Foi projetado por Francesc Mitjans (1909-2006), nascido na cidade de Barcelona. O arquiteto é figura-chave para interpretar a renovação da arquitetura catalã a partir da década de 1950.
O Camp Nou passou por algumas reformas. Em 1981, o estádio foi ampliado para 150. 000 lugares para a Copa do Mundo FIFA de 1982, disputada na Espanha. Em 1998, visando a obedecer as normas da União das Federações Europeias de Futebol, substituiu as áreas onde torcedores ficavam de pé por assentos, diminuindo sua capacidade para exatamente 99. 784 lugares. É o 5º maior estádio de clubes do mundo e o maior do continente4 .
O Camp Nou é um dos estádios espanhóis catalogados com "Cinco Estrelas" pela União das Federações Europeias de Futebol. No estádio, estão localizados a sede social e administrativa do FC Barcelona e o museu do clube. Fora isso, o complexo esportivo conta com um outro estádio, o "Mini Estadi" (com 20 000 lugares); o estádio da equipe-base do "Barça"; o do Barça B; um ginásio multiuso para 8 000 pessoas e dormitórios para os jogadores das categorias de base do clube.
Além de ser cenário de todas as partidas locais do time principal do Fútbol Club Barcelona, o Camp Nou tem sido cenário de diversos eventos, tanto desportivos como sociais e culturais.